Se é a primeira vez que você chega em nosso perfil, saiba que aqui só falamos sobre kpi, ou seja, indicadores. Hoje trouxemos três perguntas essenciais que devem ser feitas e respondidas na hora de criar indicadores.
1ª: O que é? Ou que macroindicador deve avaliar o seu desempenho?
Pense no “o que é?” da seguinte forma:
Quanto foi vendido em produtos ou dinheiro? Para o comercial.
Qual foi o lucro ou resultado ? Para o financeiro.
Qual é o lead time, ou tempo de entrega ? Para a logística.
Em suma, se pergunte sempre “qual é a principal métrica ou medida que é capaz de avaliar o meu desempenho de forma geral”?
2ª: “Como? Ou métricas de suporte.
Para entendermos o “como?”, suponha que o seu “o que é?” seja a receita. O seu “como?” está atrelado a forma que a empresa obteve essa receita, repartida em categorias ou grandes grupos.
Em outros termos, o “como?” são as métricas de suporte que ajudam a repartir o seu macroindicador (“o que é?”) em subpartes. Na minha sugestão, de 3 a 5 partes são bons números para chegar ao entendimento de como é que a empresa está ganhando dinheiro. Relacione as partes do “como?” (métricas de suporte) com o seu “o que é?“ (macroindicador).
3ª Quais? Ou itens das métricas de suporte.
O “quais?” vai fazer menção aos itens do “como?”, ou seja, é para mensurarmos o que está dentro das métricas de suporte. De forma literal, com os “quais”, você vai mensurar os itens de cada métrica de suporte.
Pense no “Quais” da seguinte forma:
Quais produtos vendem mais?
Quais são os melhores vendedores?
Quais foram os melhores anúncios?
Essas perguntas devem ser respondidas com um filtro de data, claro.
Perceba que as perguntas foram organizadas em espécie de um funil de cima para baixo, porque na medida que se desce na hierarquia, acontecem os choques entre os níveis que vão inevitavelmente melhorar as variáveis de cada indicador e o tempo de mensuração.
Comente abaixo em que setor a sua empresa atua, para nos ajudar a criar os próximos conteúdos.
Equipe Uangoo.